mayo 04, 2013

Dor vulvar tem botox como última opção de tratamento


A doença acomete 16% da população feminina


Queimação, coceira, sensação de ardor, pontadas ou facadas são sintomas da vulvodínia, doença sem causa definida que acomete 16% das mulheres com dores inexplicáveis na região vulvar.  

O uso do botox para tratamento da enfermidade tem sido um dos recursos utilizados com sucesso. 

A aplicação do botox paralisa os nervos, impede a contração da vulva e acaba com a dor. No entanto, a toxina botulínica só é indicada em casos de pacientes que não respondem a outras formas de tratamento.

A vulvodínia tem prevalência em mulheres sexualmente ativas (18 a 40 anos)  e menopausadas (acima de 50 anos). 

Ela pode atacar um determinado ponto da vulva ou comprometer todo o órgão. Os sintomas, constantes ou não, se intensificam com o uso de absorventes internos e pressão aplicada na região, como o andar de bicicleta. Em muitos casos, a moléstia torna quase impossível as relações sexuais.

A falta de conhecimento de especialistas sobre diagnóstico e intervenção apropriada faz com que pacientes apresentem história de múltiplas consultas médicas e uso de inúmeros medicamentos sem sucesso.

O diagnóstico é clínico, deve ser criterioso e por exclusão de doenças,  como HPV, candidíase, herpes, inflamação, neoplasia e, até mesmo, trauma de nervo da coluna provocado por queda.

O tratamento multidisciplinar é a único meio de recuperar a autoestima e qualidade de vida da paciente.  Ele consiste em dieta alimentar com menos cálcio, medicação anestésica tópica, exercícios para fortalecimento da musculatura da pelve e acupuntura. Via oral são prescritos antidepressivos e anticonvulsivantes que ajudam a diminuir a dor. O botox é a última opção de tratamento.

Evitar o uso de calcinhas de material sintético e de xampus, sabonetes e água quente na região genital também são recomendados para alivio dos sintomas.

Dependendo do caso, adianta a médica,  no primeiro mês de tratamento pacientes já   apresentam melhoras significativas da dor.

No hay comentarios: